Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

Como a “Distância Focal” pode otimizar as minhas fotos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A distância focal é algo que prejudica e confunde normalmente iniciantes ou os amantes da fotografia e até mesmo alguns profissionais da área, mas quando você entender o que é e como funciona, ficará mais fácil e claro para colocar em prática.  

Se você quer começar uma carreira fotográfica e pretende comprar lentes, é necessário prestar atenção nessa explicação, vamos lá? 

 

Existem dois tipos de lentes, aquelas que tem somente uma distância focal (lentes fixas) ou aquelas que varia as distâncias focais girando um anel (lentes zoom). 

A distância irá aparecer em mm nas descrições das lentes, como por exemplo: 

Lente EF 50mm f/1.8 STM, Canon, Preto 
Essa lente tem uma distância focal de 50mm, ou seja, uma lente fixa NORMAL

Lente EF 75-300mm f/4-5.6 III, Canon, Preto 
Já está lente ela tem uma variância na distância focal, ou seja, um lente zoom que varia entre o milímetro 75 á 300 TELEOBJETIVA

Sendo assim, faça o investimento certo, aposte no tipo de lente em que você mais irá usar.  

 

Antes de tudo, o que é distância focal? 

Para simplificar e deixar mais claro, a distância focal é a capacidade que uma lente tem de aumentar a imagem em um determinado posto de distância, ou seja, é a distância ótica entre o sensor da câmera e o ponto onde as luzes cruzam-se dentro da lente. Além do mais, isso também está ligado diretamente a profundidade do campo, quanto maior a distância focal, menor a profundidade. 

Para entender melhor, é necessário saber que tudo é em torno do milímetro que a sua câmera tem capacidade de alcançar. Se considerarmos uma lente 70\200 mm, se aumentar o milímetro irá dar zoom em sua câmera, se diminuir para 70 sua área de captura irá ficar maior do que o exemplo anterior.  

Então, quanto menor for, maior fica a sua área de captura. Se for aumentando o milímetro da sua câmera a imagem ficará menor, porém ficará mais estreito para realizar a captura da foto. 

 

Classificações de lentes pela distância focal. 

Para um melhor esclarecimento citarei algumas lentes e para qual cada um serve. Lembrando que quanto maior for o mm da sua lente, mais próximo a lente irá captar, essas lentes são utilizadas para capturar objetos que estão em uma distância maior do fotógrafo. 

 

 

No caso, mostrarei um exemplo do que realmente acontece com cada uma delas.

 

 

A lente é uma das partes fundamentais para tirar uma ótima foto, seja para tirar um retrato, uma paisagem ou até mesmo tirar foto de um animal que está a metros de distância de você. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não existe uma lente certa ou errada, mas existe aquela que é mais apropriada para o seu objetivo final.  

Por exemplo, em uma foto de paisagens que tem um casal a frente, e aos fundos tem arvores e uma casa, você pode tirar uma foto que mostra todo o ambiente, quanto focar no casal e desfocar todo o fundo.  

Procure sempre achar um ponto fixo e sempre conte com a ajuda do tripé, isso irá fazer com que a foto não fique tremida ou embaçada. Ao utilizar o tripé você estará evitando o erro de foco, a falta de nitidez e isso é devido ao fato de a câmera tremer ou quando o objeto se move. 

Explicando qual é o objetivo de cada tipo de lentes. 

Neste artigo já falamos que não existe lente certa ou errada, mas existe aquela que talvez seja essencial para o que você deseja capturar. Para que fique bem claro, irei detalhar cada um e para qual delas serve mais, como: 

 

Olho de Peixe, Super Grande Angular e Grande Angular. 

Essas duas lentes tem por objetivo tirar fotos amplas, tem por características causas distorções dos planos, uma sensação de que o objeto que estiver em primeiro plano fique maior do que o objeto que está em segundo plano. Sua outra característica é a focalização muito mais fácil, pois possui um largo campo de visão. E por ser muito mais largo, tem por naturalidade de profundidade muito maior do que as outras lentes. 

Ideais para tirar fotos de paisagens, imagens turísticas e até mesmo de interiores.  

 

Normais

As lentes ditas “normais” têm por registrar fotos no ângulo de 46°. E comparado como se fosse uma visão do olho humano, então logo se você olhar em um objeto, essa será a captura que provavelmente você irá realizar com essa lente. Essas lentes não são especializadas, logo elas são versáteis. 

 

Lente Teleobjetiva e Super Teleobjetiva

Essa lente tem por característica na produção da foto é a imagem ampliada e o “estreitamento” nos planos da foto. Isso é por que elas são produzidas para tirar foto de longa distância, e sendo assim as fotos com o plano de fundo mais longe da câmera, ficará com o plano de fundo menor, diferentemente das três lentes anteriores.  

Justamente por tirar fotos em longas distância, torna-se muito difícil realizar fotos, pois por este motivo a tentativa de focalização fica mais crítica, dificultando a captura da imagem. Exige muita intenção e muitas tentativas para realizar uma foto impecável. E é menor profundidade comparada com as outras lentes.

 Créditos: Marcos Muniz 

 

E também existem as Lentes Macro 

Essas lentes são utilizadas para realizar fotos de insetos ou coisas bem pequenas, e fazem com que tenha um aumento proporcional o objeto capturado na foto.  

Agora que já conhece todas as lentes e suas funções, o que você acha de sair tirando fotos e mais fotos? 

Lembrando que a sua participação é MEGAAA bem-vinda!  

Eu respondo todos os directs, todos os e-mails, e você me motiva a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer! 

Muito obrigado, confira outros artigos. 

Beijos, Patrícia Prado.

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: eu@patriciaprado.com.br
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

©2018 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.