Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

O Que Eu Preciso Para Começar na Fotografia?? (Parte 2)

O Que Eu Preciso Para Começar na Fotografia?? (Parte 2)

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Conforme o combinado no post anterior, vou falar de máquinas profissionais, das lentes específicas e flash.

Antes de entrar no conteúdo, preciso fazer um comentário e até mesmo uma correção, acredito que as vezes temos uma intenção mas não comunicamos adequadamente nosso pensamento.

Adoro o feedback de vocês!!!


Um leitor, que não vou mencionar o nome pois não pedi autorização fez o seguinte comentário a respeito desse meu parágrafo....

"...
A fotografia é uma matéria bem extensa, vemos cursos básicos que vão certamente te dar uma ampla noção de tudo que você precisa para iniciar essa jornada que eu amo tanto mas que é apenas o start, a partida para uma busca de muitos aprendizados. Estudar as técnicas vai te diferenciar de um amador, e é muito importante saber sempre o que está fazendo e porque está fazendo, pois, só assim você poderá quebrar as regras e criar seu próprio estilo.


..."

Fui ler animadão o seu texto "O que eu preciso para começar na fotografia?? (Parte 1)" e logo no início me deparo com algo que nunca gostei.

Fotógrafos amadores estudam técnica sim, muitos deles mais que vários fotógrafos profissionais.

Eu não me furto a comentar essa tendência de várias pessoas compararem (fazerem juízo de valor) amadores com o seu inverso - profissional - colocando que amador é alguém que está aprendendo e ainda não sabe. Eu acho essa comparação errada e injusta.

Salvo esse pequeno detalhe, o texto é ótimo. Vou indicar para os iniciantes que me perguntam.

Grande abraço,

 

Acho incrível quando pessoas como ele tem maturidade e respeito para expressar sua opinião de forma tão educada, sincera e construtiva!! Parabéns!!

 

Contudo, percebi que eu precisava refazer meu comentário e explicar melhor a minha colocação "meio" generalizada. Quando escrevi .".. estudar as técnicas vai te diferenciar de uma amador... " Tive a intenção de reforçar a importância do estudo e preparo apenas, sem dúvida conheço amadores infinitamente mais preparados tecnicamente que muito profissional!!! O fato é que hoje existe uma banalização da profissão, até por não ser regulamentada e qualquer um se diz fotógrafo.


Bem.. espero ter deixado claro a minha opinião! Lembrando que esse canal eu tenho como objetivo apenas dividir meu conhecimento e esclarecer algumas coisas pela minha ótica, é muito importante pensar fora da caixa, o que servir para sua vida, pegue e coloque no seu mural, o que não estiver de acordo, deixe ir e, tudo bem!!! ;-)

 

Vamos lá.

Cameras APS-C - Full Frame

 

Possuir uma DSLR Full Frame é ambição de muitos fotógrafos, mude para uma câmera dessas e suas fotos serão melhores... entretanto não é bem assim, a principal diferença da Full frame é possuir um sensor do mesmo tamanho do quadro de um filme de 35mm tradicional, medindo 36 x 24mm, veja exemplo abaixo.

 

Patricia Prado Parte 2

 

 

Com essa diferença na captação da imagem, dependendo do tipo de fotografia uma pode ser mais interessante que a outra vez que o APS-C provoca uma diminuição no ângulo de visão, esse sensor registra uma parte menor da imagem, chamamos de cropado, por outro lado, fazer fotos a longa distância com uma teleobjetiva terá uma capacidade maior, já que a imagem vem mais fechada. Exemplo uma lente 50mm, seja equivalente a uma 80mm Canon, pois o fator de corte é 1,6 x Canon e 1,5 Nikon - ( ex.: 50 x 1,6 = 80).

 

Se você for fotografar esporte, por exemplo, com uma câmera APS e uma Tele é saber usar o fator de crop ao seu favor, pois a imagem vai ser bem mais fechada; por conta do tamanho do sensor

 

Os fatores interessantes nas câmeras Full Frame por sua vez, é que estas, captam mais luz através de um número ISO mais alto, esse ganho em sensibilidade proporciona uma vantagem em situações de baixa luminosidade, as imagens são maiores, pois captam mais megapixels, permitindo também ampliações maiores. Não existe corte (crop) e haverá sempre um aproveitamento máximo da imagem gerada. Uma foto

 

Lentes e a profundidade de campo:

 

Encontrei uma vez essa imagem na internet e resolvi compartilhar, facilita muito o entendimento pra quem está iniciando ou quem ainda tem alguma dúvida.

 

 

Patricia prado Imagem 2

 

 

 

O flash é um recurso poderoso ou uma arma letal se usado de forma errada.

 

Cabe ao fotógrafo observar e relatar a Luz, portanto saber usar e ou manipular, para pintar com a LUZ é fundamental.

 

Uma foto boa é a soma de muitas coisas e na minha opnião a luz, é um capítulo que precisa de muito estudo e dedicação. Precisamos sempre saber qual a sensação queremos passar e o que desejamos transmitir. A luz pode significar delicadeza, suavidade, dramaticidade enfim. O fotógrafo deve estudar e observar os grande mestres da pintura, a forma como cada fase e cada pintor ilumina seus assuntos é enriquecedor para perceber e entender.

 

DICA: The Eye of the Painter (O Olho do Pintor) – Pegando carona no Creative Illustration, é um livro imperdível para quem quer obter um olhar mais apurado para pintura. Desde o básico, até o avançado. Também há referências sobre a fotografia.


Achei um PDF em inglês na internet.

 

https://archive.org/details/andrew-loomis-eye-of-the-painter

 

Não pretendo ir a fundo falando esquemas de luz, ou potência do flash, mas acho importantíssimo para qualquer fotógrafo se aprofundar, é apaixonante!!! Para reforçar como acredito, em todos os sentidos no poder da LUZ, eu tatuei em meu corpo a frase:

 

LUZ é tudo!

 

Particularmente gosto de usar a Luz natural em meus ensaios, mas sempre levo comigo:

 

- O meu kit estúdio, uso Mako 3003 com duas tochas, para usar em situações que a LUZ natural não é suficiente ou não é exatamente o que eu imaginei para compor minha cena.


- 2 speedlite 560 EXII da Canon, que uso eventualmente rebatido no rebatedor dourado dando um ar mais quente.

 

Espero ter esclarecido alguns pontos, o uso do flash, a escolha de uma ou outra câmera (Full frame ou APS-C) deve ser pensada em relação a seu bolso, suas necessidades, enfim. O tempo de exercitar seus conhecimentos, as técnicas é muito importante para você saber exatamente o que quer de uma imagem produzida.

 

"Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou."
(Ansel Adams)

 

Sua participação é super bem vinda, pode mandar email, msg com comentários e ou dúvida pois eu sempre respondo!!!

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.