Blog da Patrícia Prado

Inspire a sua vida!

Você Sabe a Diferença Entre Retoque e Edição Fotográfica?

Você Sabe a Diferença Entre Retoque e Edição Fotográfica?

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Na era digital em que vivemos esses termos fazem parte da vida de quase todo mundo que possui um smartphone, principalmente mulheres, muitas jamais posta uma foto sem qualquer passadinha de um filtro ou uma correção.... ;-)

Quando faço um trabalho e descarrego no computador, importo tudo para o Lightroom, nessa hora começa o meu trabalho de Edição.

Tenho hábito de fazer nunca em JPG, minha câmera nem sabe se existe (risos) só utilizo Raw - para explicar, o termo que em inglês significa “cru”, é um formato de imagem que algumas câmeras digitais geram. Quando uma imagem é feita em RAW, ela carrega detalhes muito profundos de cor e luminosidade que as fotos em outros formatos, como o JPEG, não têm, pois comprimem os dados da imagem.

EDITANDO

Na edição eu olho as fotos uma a uma, corrigir qualquer problema com a exposição, temperatura de cor, recorte se for necessário (não uso muito esse recurso, prefiro ter sempre a imagem mais aberta e mais fechada), enfim além de imprimir meus próprios toques na imagem. Entendo que esse trabalho não deve ser terceirizado, as fotos foram feitas por você e ninguém melhor para acertar qualquer detalhe daquele click.

Resolvi falar um pouco sobre esse tema pois muitas vezes podemos criar expectativas irrealistas para um cliente, leigo que não entende ou não ficou claro que se trata editar.

Vamos dar uma olhada em uma foto não editada versus uma foto editada.

 

foto 1 Patricia Prado

 

 

Preferi essa imagem em preto e branco poderia já ter clicado na hora, no momento do click não percebi o ferro de levantar a cortina, nesse caso eu poderia refazer tudo no photoshop, que me daria um certo trabalho ou optar pelo corte que não afetava minha composição, aqueles riscos do chão ao lado do pé da poltrona tb foi retirada no lightroom, assim como a marquinha do seio.

Editar uma foto, pode demorar apenas alguns segundos ou alguns minutos, dependendo do efeito desejado. Quando se trata de um evento ou um ensaio muito grande mais de 800 a 1000 fotos, significa horas e horas de trabalho.

 

 

RETOQUE BÁSICO

Quando a edição finalizamos a edição e desejamos mais daquela imagem o retoque começa. Para mim, o retoque básico significa até 10 minutos de trabalho em uma imagem - remoção de manchas, dentes abrilhantadores, alisamento da pele, ou mesmo remoção de um fio
desagradável ...

 

foto 2 Patricia Prado

 

Para muitos aquela sombra poderia não incomodar, mas eu realmente não gostei da distração que ela trouxe a minha imagem. Photoshop nela!!!

RETOQUE EXTENSO ou MANIPULAÇÃO de IMAGEM

O retoque extenso, como eu chamo, é aquele que faremos algumas correções na imagem ou até mesmo uma troca de fundo. Pessoalmente, cobro uma taxa adicional para este tipo de trabalho. Esse tipo de retoque pode levar várias horas para garantir que você não perceba que foi retocado. Atualmente trabalho com um profissional terceirizado, ganho tempo para me dedicar a outras atividades do meu dia-a-dia de trabalho.

 

 

foto 3 Patricia Prado

 

 

Aqui a primeira foto foi corrigido os cílios, na segunda feita em estúdio com fundo branco recortada e colocada em outro ambiente. (Claudio Lozinsky - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

CONCLUSÃO:

A definição de "edição" e "retoque" de cada fotógrafo pode significar coisas diferentes. O que acho importante é ter certeza de que o cliente entenda o que seu fotógrafo estará entregando e o que esses termos significam.

Espero que esta publicação ajude ambos, fotógrafos e clientes dando base para começar um melhor entendimento em relação a expectativa da entrega e valor de trabalho.

Se você tiver alguma dúvida sobre este tópico, ou qualquer outro escrito, deixe-os na seção de comentários! Curta, divulgue e comente, afinal a sua participação é muito importante para mim.

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

 

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: [email protected]
Whatsapp: +351 913 968 082

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.