Blog

A Importância do Balanço de Branco

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O branco, origem de todas as cores existentes reconhecidas por Newton a mais de 4 séculos com um prisma de vidro e até hoje sua descoberta vem sendo usada no estudo das cores.
Quando pensamos em balanço logo nos vem a palavra igualdade e no sentido das cores, igualdade balanceada entre tons de cores para gerar outras cores.


No mundo da fotografia, as máquinas fotográficas na maioria dos casos possuem dificuldades para reconhecer o branco diferente do olho humano. E para isso, os profissionais de fotografia devem saber exatamente a forma de balancear os tons para garantir que as máquinas a reconheçam.

Neste post irei mostrar como balancear a cor do branco para que sua máquina fotográfica distingue as cores luz entre frias e quentes.

Se você possui uma máquina analógica, você deve usar filtros de cores para suprir as necessidades de uma iluminação adequada, o que não acontece quando se tem câmera digital, basta adaptá-la a iluminação. Para isso você deve equilibrar a quantidade de vermelho, verde e azul em proporções iguais.

Se estas três cores estiverem em proporções desiguais, sua fotografia pode gerar uma presença maior da cor predominante, ou seja, a cor que tenha em maior proporção, como um tom mais azulado, alaranjado ou esverdeado.


Como por exemplo:

Predominância da cor azul.azuladoCréditos para Pando Hall

 

Predominância da cor vermelha.alaranjadoCréditos para Pando Hall

 

Predominância da cor verde.esverdeadoCréditos para Pando Hall


Correto balanço de cores.balanco das coresCréditos para Pando Hall

 

Balaço de temperatura

De acordo com o raciocínio adquirido, quanto mais você aquece um objeto, mais luz ele reproduz. E no caso da temperatura da cor, descreve o espectro de luz irradiada de um corpo negro (um objeto que absorve toda a luz incidente sem permitir qualquer reflexo ou passagem de luz).

Um corpo negro distribui distintos tons de branco, que dependendo da temperatura, a cor “luz” nem sempre é a cor branca que estamos acostumados, pela desigualdade de proporção entre as cores no espectro visível.

À medida que a temperatura da cor aumenta, a distribuição da cor torna-se mais fria. A lógica é que cumprimentos de onda mais curtos contêm luz de maior energia.

temperatura de cor

Em todo esse estudo, é importante que você saiba que dependendo da temperatura, determina-se o tipo de cor luz. E o tipo de iluminação sendo crucial na hora da fotografia e o equilíbrio do branco, você deve saber a diferença e o que cada temperatura proporciona.

 

Temperatura das cores:


- Luz de velas (1000 - 2000 K)

- Luz halogénea (2500 - 3500 K)

- Pôr-do-sol ou aurora com céu limpo (3000 – 4000 K)

- Lâmpadas fluorescentes (4000 - 5000 K)

- Flash (5000 - 5500 K)

- Meio-dia com céu limpo (5000 - 6500 K)

- Céu nublado moderadamente (6500 - 8000 K)

- Sombra ou céu muito nublado (8000 - + K)

*O “K” é símbolo da unidade Kelvin (medida da escala que mede a temperatura da cor)

Diversas câmeras fotográficas possuem uma variedade de balanços de branco pré-programados para que consiga adaptar o balanço do branco ao tipo de iluminação existente.

Para customizar o balanço de branco, recomendo que tire uma foto teste e tente enquadrar sobre uma superfície branca para servir como referência e a partir daí ir ajustando as tonalidades. Vale lembrar que se o cenário de iluminação mudar, você deve refazer este procedimento.

Todas as câmeras já possuem um balanço de branco automático embutido que tenta se adaptar ao ambiente e luz fornecida, mas muitas vezes não se encaixa e com a movimentação muda-se rapidamente o balanceamento com a variação de iluminação, por isso recomendo que tenha um trabalho manual neste processo.

Entendendo sobre o assunto, use seu domínio sobre as cores para explorar a criatividade na hora da criação.

Espero ter ajudado vocês, pratiquem e usem as cores a vosso favor!

Beijos e até um próximo post,

Patrícia Prado.

Sou a Patricia Prado

perfil lateral blog

Há quinze anos coleciono fotografias na minha mente e na minha alma e é por isso que hoje faço o que amo. Uma das minhas aventuras como profissional das lentes, foi descobrir que toda a mulher tem o desejo de se ver em imagens que a valorizam e retratam a sua sensualidade e beleza, e com isso me especializei em ensaios sensuais para mulheres “comuns”, mas que tem ousadia de sobra para mostrar a que veio ao mundo. Este blog irá mostrar as novidades do meu universo de fotografia e espero que cada informação contida aqui possa ser inspiração para sua vida!

 

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Ebook 5 passos importantes para ter uma sessão boudoir de sucesso!

Insira Abaixo o seu Nome e Email

 


Valorizo a sua Privacidade!  Não enviarei SPAM.

 

fotografa sensual patricia prado fotografia sensual

 

 

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

Vem comigo

facebutton Instagram logox44 youtubebutton

Patricia Prado | Fotógrafa

Email: eu@patriciaprado.com.br
Whatsapp: +55 21 98894-7575

Minha mensagem

Sou uma fotógrafa carioca, trabalho com fotografia profissionalmente há 14 anos e tenho por especialidade a fotografia sensual.

Sou pioneira com ensaios de mulheres comuns que desejam se ver em produções e poses sensuais.

Me acompanhe e aprenda muito comigo!

©2019 Copyright. Todos os direitos reservados

Agência de Marketing Digital 360, Web Design e Web Master (Criação de Sites e Lojas Virtuais, Especialistas em Google AdWords, Otimização de Sites SEO, Email Marketing, Mídias Sociais Facebook, Youtube, Twitter - Agência Sincro) SMM - Agência Sincro

ebook patricia prado 5 passos fotos sensuais boudoir 2Que bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

 

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.

patricia prado ebook 10 melhores poses fotos sensuais menorQue bom que você está aqui!
Aproveite e baixe de graça o meu ebook

Valorizamos a sua Privacidade! Não enviaremos SPAM.